
Condição afeta memória e funcionalidade motora. (Imagem: Augusto Nascimento/Instagram)
Com mais de 60 anos de carreira, o cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). O filho de Milton, Augusto Nascimento, contou sobre a descoberta do diagnóstico à Revista Piauí. A condição é a terceira doença neurodegenerativa mais comum, afetando a memória e dificuldades de cognição como entendimento, fala e até a parte motora do paciente. Os sinais são parecidos com o Parkinson.
Mesmo com a suspeita do quadro de saúde do pai, Augusto contou que eles tinham um desejo de viajar de motorhome para os Estados Unidos. Ele buscou orientação médica e se certificou que Milton poderia viajar. “Quando vi que meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, disse Augusto.
A viagem foi feita no mês de maio, e durou 16 dias, onde eles contaram com a estrutura do motorhome tendo cozinha, banheiro e camas para garantir as condições no trajeto. Com a companhia um do outro, pai e filho percorreram mais de 4 mil quilômetros, com a trilha sonora sendo escolhida pelo cantor.
O diagnóstico de demência só foi confirmado semanas depois da viagem. Augusto, que também é empresário de Milton, informou na entrevista que desde então o cantor e compositor tem sido acompanhado por sua equipe médica e recebendo todos os tratamentos necessários.
Por: Natália Rodrigues.