
Após um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de origem viral, principalmente entre crianças, Pernambuco declarou nesta quarta-feira (28) situação de emergência em saúde pública por 90 dias.
De acordo com os dados oficiais, até a 21ª semana epidemiológica, que terminou em 24 de maio, foram registrados 2.544 casos de SRAG. Desses, 1.746 (cerca de 69%) aconteceram em crianças de 0 a 14 anos, e 798 (aproximadamente 31%) em pessoas com 15 anos ou mais.
Essa medida foi tomada devido à alta ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), tanto neonatal quanto pediátrica, o que tem sobrecarregado a rede de saúde do estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco.
Com o decreto, estão autorizadas ações administrativas emergenciais, conforme as leis vigentes. A Secretaria de Saúde de Pernambuco será responsável por coordenar os serviços e as ações de enfrentamento à crise, podendo definir orientações e criar normas adicionais para lidar com a situação.