(Imagem: Divulgação/MCTI)
Estão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), programa destinado aos estudantes premiados na 18ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), com medalhas de ouro, prata ou bronze nacionais. O programa oferece aos integrantes a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos matemáticos através de grupos de estudos específicos. Os estudantes de escolas públicas contam com uma bolsa de estudo de R$ 300 mensais, oferecida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os alunos de escolas privadas podem participar, mas sem o apoio financeiro.
As inscrições para o programa estão abertas até o dia 08 de março.
A OBMEP abriu também inscrições para vagas sobressalentes do PIC. Podem concorrer alunos premiados com menção honrosa.
Para os estudantes interessados em participar do programa, é preciso entrar em contato com a equipe da olimpíada pelo número de WhatsApp (21) 2529-5050. A partir deste contato, os estudantes recebem todas as informações para iniciar o cadastro no PIC, mas atenção: certifique-se que é o número correto da OBMEP.
Aulas presenciais e remotas
O PIC conta com duas modalidades de aula: presencial e remota. O estudante poderá optar pelo PIC Presencial, se houver um polo de Iniciação Científica perto da sua residência, com encontros presenciais, geralmente aos sábados, ou participar na modalidade a distância com aulas virtuais. Os alunos do programa têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas. O material didático é preparado especialmente para os estudantes nos diferentes níveis de participação.
Os medalhistas que já fizeram o PIC mais de duas vezes, com pelo menos uma participação no nível 3, poderão integrar o Programa Mentores OBMEP, que oferece atividades ministradas por professores universitários sobre conteúdos que envolvem matemática.
Como se inscrever?
Entre no Portal do PIC pelo link: clique aqui, com o login e senha enviados pela Coordenação de Programas de Extensão Acadêmica (por e-mail ou WhatsApp;
Confirme sua participação no programa;
Atualize seus dados cadastrais;
Indique a agência do Banco do Brasil mais próxima de sua residência para recebimento da bolsa do CNPq, que será paga diretamente no caixa, não havendo necessidade de abrir conta corrente;
Baixe o Termo de Consentimento disponível no site, assine e envie no espaço disponível para o upload do documento;
Entre em contato com o Coordenador Orientador de sua região (os dados estão no Portal do PIC) e envie, pelo e-mail indicado pelo coordenador, os documentos solicitados.
Os documentos precisam estar legíveis e serem digitalizados individualmente para garantir a qualidade das imagens. Em caso de dúvidas, o aluno deverá entrar em contato pelo e-mail: pic@obmep.org.br.