A programação conta com atividades ao longo de todo o mês
Definido desde 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia 17 de setembro é marcado como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Neste ano, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, a ação começou, na última quarta-feira (06), com o tema “O engajamento dos pacientes para à segurança do paciente”, e o slogan “Amplifique a voz dos pacientes!”. Essa ação será realizada de forma contínua até o dia 15 de setembro.
Já no dia 18, haverá uma palestra, às 14h, no auditório do HMV, com o tema “Engajamento dos pacientes e familiares na segurança do paciente”, com a enfermeira Milca Silícia. Já de 19 a 29 de setembro, será a vez de realizar a ação educativa com pacientes e acompanhantes, por meio da equipe multidisciplinar. Segundo a OMS, as evidências demonstram que quando os pacientes são considerados parceiros em seus cuidados, ganhos significativos são obtidos em segurança, satisfação e resultados de saúde.
A OMS enumera ainda uma série de objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2023, alguns deles: conscientizar sobre a necessidade do envolvimento ativo dos pacientes, familiares e cuidadores em todos os ambientes e níveis de cuidado em saúde para melhorar a segurança do paciente; articular profissionais de saúde, organizações de pacientes, gestores de saúde, provedores de serviços de saúde e outras partes interessadas visando somar esforços para envolver pacientes e familiares nas políticas e nas práticas de segurança do paciente.